quarta-feira, 16 de junho de 2010

V Concentração de Bedford J2 - Ervedosa do Douro












Este ano, como já há quatro anos anteriores, a Associação da Juventude Ervedosense vai realizar no dia 1 de Agosto de 2010 mais uma concentração dos Veículos que simbolizam o Douro, sendo a freguesia de Ervedosa do Douro, a Freguesia do concelho que mais Bedford J2 tem em funcionamento.

Vimos por este meio convidá-lo a participar neste convívio, o qual já começa a fazer parte da tradição.

O Evento é aberto aos proprietários destas míticas Bedford, bem como a todos os Amantes e Simpatizantes destes Veículos.

O início das inscrições será pelas 8h00 nas instalações da Associação da Juventude Ervedosense, as quais terão um preço simbólico, com direito a entrada livre em todas as actividades organizadas durante todo o dia da concentração (Mata-Bicho, Almoço, T-shirt, etc.).

Não vamos deixar acabar mais uma actividade cultural e de "interesse público", por isso contamos com a sua presença, e com a da sua relíquia (Bedford TJ/J2).


Até lá...
Qualquer dúvida não hesitem em contactar...
Obrigado a todos

Modelos Bedford - Como identificar?

Existe alguma confusão quanto aos Modelos das Bedford.
Encontrei alguma informação, que traduzi e filtrei, que passo a partilhar:

A comum interpretação do número de Chassis nas Bedford nem sempre é fácil e unânime, cá vai uma ajuda...


Desde 1958 até Junho de 1967

Modelos
J0
• J1
• J2
• J3
• J4
• J5
• J6


J1 30 cwt. Equivalente a aproximadamente 1524 Kg
J2S 3 T
J2L 3 T
J3L 4 T
J4L 5 T
J4E 5 T
J4A 8 T tractor
J5S 6 T
J5L 6 T
J6S 7 T
J6L 7 T


O 3º ou 4º número indicam o tipo de motor:
1=300 cu.in Gasóleo 4916,12 cm3
2=214 cu.in Gasolina 3506,83 cm3
3=300 cu.in Gasolina 4916,12 cm3
5=330 cu.in Gasóleo 5407,73 cm3
7=200 cu.in Gasóleo 3277,41 cm3
10=220 cu.in Gasóleo 3605,15 cm3



A partir de Julho de 1967

Os Códigos de Chassi mudaram em Julho de 1967 para assegurar que a Bedford cumpria a nova legislação introduzida no Reino Unido

CDD/CHD 30 cwt. Equivalente a aproximadamente 1524 Kg
CDJ/CHJ 3 ton.
CDL/CHL 4 ton.
CFM/CJM 5 ton.
CFN/CJN 6 ton.
CFQ/CJQ 7 ton.


A segunda letra indica o tipo de motor:
D=214cu.in Gasolina 3506,83 cm3
F=300cu.in Petrol Gasolina 4916,12 cm3
H=220cu.in Gasóleo 3605,15 cm3
J=330cu.in Gasóleo 5407,73 cm3


Os Motores disponíveis eram:
• 214cu Petrol Gasolina 3506,83 cm3
• 300cu Petrol Gasolina 4916,12 cm3
• 300cu Diesel Gasóleo 4916,12 cm3
• 330cu Diesel Gasóleo 5407,73 cm3
• 200cu Diesel Gasóleo 3277,41 cm3
• 220cu Diesel Gasóleo 3605,15 cm3


A terceira letra  representa o peso:
J- 3,5 T
L- 4 T
M- 5 T
N- 6 T
Q-7 T


O primeiro algarismo, que ocupa a quarta posição, representa o comprimento do Chassi:
1- Curto
2- Médio
3- Longo

A quarta letra, que ocupa a quinta posição representa a caixa de velocidades:
B- 4 Velocidades


A quinta e sexta letras, que ocupam a sexta e sétima posição representam o modelo de chassi:
CO- Pick-up, ou seja com cabine fechada à frente e caixa aberta atrás


Do segundo ao sétimo algarismo ou seja da oitava à décima terceira posição representam o número do veículo:

Grifo - Emblema da Bedford




















Um Grifo é uma criatura com corpo de leão, cabeça de águia e asas de águia grandes o suficiente para erguer um corpo de leão no ar.

O Grifo foi um símbolo heráldico, adoptado pelo Fulk le Breant, um soldado mercenário contratado por “King John” no século 13.
Em troca de apoio ao rei, Fulk le Breant foi feito Xerife de Oxford e de Hertford e foi premiado com “Manor of Luton “, com direito a carregar armas, para o qual o símbolo da besta mítica foi escolhido.

Devido a um casamento com uma viúva rica, a afilhada do Conde de Devon, Fulk adquiriu terras e propriedades na zona de Lambeth de Londres, que ficaram conhecidas como Fulkes Hall. Este nome foi corrompido ao longo dos séculos para Foxhall, então Vaux Hall, e finalmente Vauxhall como nós a conhecemos hoje.

O Grifo é aprovado por Alexander Wilson e por algum acaso do destino, a empresa mudou-se para Luton, que tinha sido associada com Fulk le Breant quase sete séculos antes.

História da Bedford

As origens da Vauxhall Motors remontam a 1857, quando Alexander Wilson fundou a Vauxhall Iron Works, onde se instalou como engenheiro naval em Wandsworth Road, Vauxhall, London.

Ao virar do século, Wilson já tinha deixado a empresa, bem como os restantes membros da direcção e interessou-se pelas "carruagens sem cavalo" após a empresa ter construído um motor a gasolina - um dos primeiros da engenharia naval.

Em 1903, um carro de 5 cavalos com um único cilindro foi oferecido ao público por um preço de 130 guinéus.
A fim de expandir a empresa, era necessário sair de Londres e um local adequado foi adquirido em Luton, Bedfordshire, para onde a empresa se mudou em 1905. A empresa adoptou o Grifo como seu emblema e que permanece um século depois.

Um dos carros originais de 1903, está no Vauxhall Heritage Centre.

A produção de carros de continuou em ritmo acelerado e em Novembro de 1925 a Vauxhall foi comprada pela General Motors.

Os camiões Chevrolet estavam à venda na Grã-Bretanha desde 1923, mas era caro devido ao imposto de importação.

Em 1925, a GM montou uma operação em Hendon para preparar a introdução de veículos importados: Carros como Buick, Cadillac, Chevrolet, La Salle, Marquette, Oakland, Oldsmobile e Pontiac, e camiões Chevrolet e GMC.

Com o país nas garras de uma recessão mundial, houve hostilidade do público aos produtos importados. Com mais de dois milhões de pessoas desempregadas no Reino Unido foi decidido construir um camião totalmente britânico usando a capacidades sub-aproveitadas da fábrica da Vauxhall, em Luton.

Em 1930 e 1931, a montagem dos últimos camiões e carrinhas da Chevrolet e GMC foram concluídos e as primeiras verdadeiras Bedford estavam na estrada.

O modelo "W" contou com camiões de 30 cwt (Equivalente a 1524 Kg) e uma versão 2 ton. Houve também uma versão de autocarros com 14 e 20 lugares no chassi mais longo de duas toneladas. Até 1937 a Bedford tinha atingido as 30.000 vendas.

Durante a guerra, a produção de veículos civis foi suspensa, como aconteceu com muitas outras empresas. O exército britânico tinha perdido muitos de seus tanques em Dunkirk, e à Vauxhall foi dada a tarefa de construir o Churchill, que foi completado desde os desenho até aos ensaios de teste, em menos de três meses.
Houve outras produções na forma de modelos “MW” e “OY”, com um tractor adaptado pela Scammell.
A Bedford trouxe para uso militar o “QL” 4x4, a maior marca britânica na guerra.

A produção é retomada após a Segunda Guerra Mundial com o testado e confiável modelo “K”, “M” e “O” introduzidos em 1939. A estes deram lugar em 1951 o novo modelo “S” e, posteriormente, a sua versão 4x4, o modelo “R”. Este foi escolhido pelas Forças Armadas e seria o camião de quatro toneladas padrão durante muitos anos, sendo finalmente ultrapassado pelos modelos “MK” e “MJ”.

Outro marco importante foi em 1955, a inauguração da fábrica de camiões de Dunstable, onde passaram a ser montados todos os grandes comerciais, sendo apenas montadas algumas carrinhas em Luton, até à transferência para as novas instalações de Halewood.

A tracção normal (traseira) não foi negligenciada com o tipo “A”, que aparece em 1953, seguido pelos modelos “D” e “J”. Estes continuavam a ser vendidos para exportação, durante a década de setenta, enquanto os camiões britânicos eram praticamente todos de tracção dianteira.

A carrinha CA deu lugar à CF e, eventualmente, inspirou a série Midi da Isuzu. Uma subsidiária da empresa Bedford foi formada, a IBC veículos , e actua até os dias de hoje, embora a produção actual seja Renault.

A recessão durante os anos oitenta e as importações estrangeiras fizeram com que a GM anunciasse o seu encerramento. A fábrica foi vendida para a AWD, que continuou os modelos “MJ “e “TL” por um par de anos, principalmente para mercados de exportação.
Sem nenhum grande contrato do Ministério da Defesa (foi para a empresa Leyland) a AWD foi forçada a fechar.
A gama “TL” foi adoptada pelo “Marshall of Cambridge”, que continuou durante um tempo, antes de introduzir o seu próprio desenho SPV.


A Bedford TJ foi produzida pela Beford que pertencia à Vauxhal Motors.

A Bedford TJ foi fabricada em 1958 e era uma versão actualizada da série TD, esteve disponível no Reino Unido até 1975, depois de 1975 era fabricada apenas para exportação.

A produção continuou até 1986, sendo depois fabricada pela AWD no início de 1990.


Uma empresa Indiana, a Hindustan Motors, também produziu as versões maiores (J5 / J6) destas Bedford naquele país.

A partir de 1968, a produção foi interrompida depois da Bedford se mostrar incapaz de competir com os veículos comerciais da Tata e da Ashok Leyland.

No Paquistão, no entanto, as J5 / J6 provaram ser populares e dominaram o tráfego de veículos comerciais.

A Bedford TJ foi amplamente exportada para a Austrália onde foram distribuídos pela Holden.