Contribuição de mais um Bedfordista, neste caso da Ilha da Madeira:
"Pode
dizer-se que até aos anos 90, aqui na Ilha da Madeira, era o único carro que
carregado chegava a todos lados.
Foi
o carro que o meu pai aprendeu a conduzir antes de tirar carta.
A Bedford
foi comprada a um velhote, amigo do meu pai. Estava estacionada numa garagem há
cerca de 25 anos, última vez que andou desde que o antigo dono emigrou.
Levámos uma
bateria nova, cabos e um reboque, à espera de longas tentativas, rodámos
manualmente o motor e não estava colado, tinha óleo, água e gasóleo, ligámos os
cabos e surpresa! Pegou à primeira.
Apesar de
alguma ferrugem não tinha mais defeitos a apontar.
Aquando do
início da desmontagem reparei que o chassis já tinha sido soldado na linha da
cabine, pois conseguiram parti-lo com tanto peso de carga. Esta Bedford
tem chassis alongado porque tem uma carroçaria com báscula hidráulica accionada
por redutora, que servia para transportar todo o tipo de material de
construção, para todo o tipo de obras.
As
inclinações das estradas madeirenses deixavam para trás a Toyota e a Mitsubishi
enquanto a Bedford devagar devagarinho lá ia.
É claro que
o sério problema da Bedford estava na travagem principalmente a descer
carregada.
Tem agora
cerca de 88.000 km, não sei se já deu muitas voltas, mas a julgar pelo aspecto
dos interiores, se forem os originais, “deve ser menina” para ter já perto de
300.000 km".
Esta Bedford TJ 610 está em restauro, seguem algumas fotos do ponto actual