domingo, 20 de janeiro de 2013

Bedford TJ 610 "Madeirense"


Contribuição de mais um Bedfordista, neste caso da Ilha da Madeira:

"Pode dizer-se que até aos anos 90, aqui na Ilha da Madeira, era o único carro que carregado chegava a todos lados.

Foi o carro que o meu pai aprendeu a conduzir antes de tirar carta.

A Bedford foi comprada a um velhote, amigo do meu pai. Estava estacionada numa garagem há cerca de 25 anos, última vez que andou desde que o antigo dono emigrou.

Levámos uma bateria nova, cabos e um reboque, à espera de longas tentativas, rodámos manualmente o motor e não estava colado, tinha óleo, água e gasóleo, ligámos os cabos e surpresa! Pegou à primeira.
Apesar de alguma ferrugem não tinha mais defeitos a apontar.

Aquando do início da desmontagem reparei que o chassis já tinha sido soldado na linha da cabine, pois conseguiram parti-lo com tanto peso de carga. Esta Bedford tem chassis alongado porque tem uma carroçaria com báscula hidráulica accionada por redutora, que servia para transportar todo o tipo de material de construção, para todo o tipo de obras.

As inclinações das estradas madeirenses deixavam para trás a Toyota e a Mitsubishi enquanto a Bedford devagar devagarinho lá ia.
É claro que o sério problema da Bedford estava na travagem principalmente a descer carregada.
Tem agora cerca de 88.000 km, não sei se já deu muitas voltas, mas a julgar pelo aspecto dos interiores, se forem os originais, “deve ser menina” para ter já perto de 300.000 km".

Esta Bedford TJ 610 está em restauro, seguem algumas fotos do ponto actual


Sem comentários:

Publicar um comentário