sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Bedford TJ 610 "Madeirense" III - Nova Participação Insular

Que a Ilha da Madeira é uma Ilha linda, já sabemos, o que não sabíamos é que tinha várias Bedford em plena forma...Cá surge mais um relato e algumas imagens das nossas máquinas...


"Tida como um “carro de carga” esta Bedford TJ 610, à semelhança das outras, desde cedo começou a subir as duras e inclinadas encostas da nossa Madeira.

Foi adquirida em Outubro de 1980 e desde então começou a madrugar (pelas 4/5 da manhã) carregadinha de frutas e hortaliças do Estreito de Câmara de Lobos em direcção ao norte da ilha.

Com um barulho característico, fazia-se ouvir por onde passava e anunciava previamente, a uns bons metros de distância, a sua chegada.

Andou assim durante mais do que uma década por ruas, ruelas e estradas vertiginosas da Madeira a ajudar no pequeno negócio e a carregar tijolo e material para a construção da residência da família.

Múltiplas também foram as “patuscadas” e os passeios de família feitos a bordo da caixa da Bedford em tempos de menos restrições e de maiores alegrias.

Na garagem ainda estão guardados os bancos improvisados de madeira que nos domingos de Verão preenchiam o carro azul.

Os tempos mudaram mas o barulho da Bedford continua o mesmo.

Hoje as saídas resumem-se ao habitual passeio de sábado pelas zonas altas de Câmara de Lobos para visitar os nossos “poios” e à enorme ajuda no transporte das caixas de batata e cerejas mas é sempre uma alegria imensa ver e ouvir o carro de sempre."