quinta-feira, 15 de março de 2012

Salvemos as Bedford!!

Desde ontem de manhã que estou para escrever este post.

Foi ontem de manhã que vi um porta-carros, daqueles camiões que levam aos 6 de cada vez, com 2 Bedford J2 em cima, uma delas em cima e outra a reboque.
Infelizmente e pelo outro carro, desfeito, que lá ia, não iam para restaurar de certeza, mas sim para cortar às postas na sucata mais próxima.

Essa raça de "sucateiros" podia aproveitar o lixo da estrada em vez de acabar com o nosso espólio de carros antigos, não?

Cada Sucata, e deviam acabar com as ilegais sim, devia ter um técnico que não permitisse tais aberrações!!


O que pretendo com este post é que quem sabe onde estão Bedford abandonadas, ou em risco de ser, ou até daquele "velhinho" que já não lhe liga, que coloque aqui a sua localização ou coordenadas.

Desta maneira haverá sempre alguém perto e disponível para lá ir, nem que seja para retirar algum material, que tão caro e difícil de arranjar é.

Obrigado a todos os que ajudarem...

9 comentários:

  1. Infelizmente as pessoas só começam a dar valor quando é tarde demais...
    O numero de Bedford's em Portugal só vai continuar a diminuir. A falta de material é enorme. Só faz sentido guardar as que não vão voltar a circular para peças.

    ResponderEliminar
  2. Tenho lá em casa uma Bedford J2, creio que do ano de 1979 ou anterior. Está em pleno funcionamento, tem documentos, mas perante a lei não está legal. Cresci com aquela carrinha e tenho pena que o meu pai se desfaça dela para abate por um valor irrisório,apesar de reconhecer que a sua legalização envolverá alguns custos, creio que seria muito mais útil legalizá-la e dar-lhe uns retoques, conferindo-lhe assim o prestigio que merece.

    Para mais informações e caso haja alguém interessado deixo o meu contacto de email.
    cmsilva1989@sapo.pt

    Parabéns pelo vosso esforço na preservação destas máquinas que marcaram uma época.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,

    Porque é que está ilegal?

    Pretende legalizá-la?

    Em que posso ajudar?

    Obrigado pelo contributo

    ResponderEliminar
  4. Boa Tarde.
    A muito custo a dita carrinha sempre passou nas inspecções, atá ao momento em que começaram a implicar com o desaparecimento de uma chapinha que identificava, não sei se o chassi ou o número do motor (autentica caça ao carro velho, digamos)! Seria preciso gastar algum tempo em burocracias e também dinheiro que não abunda. Conclusão: A carrinha deixou de ir à inspecção, mais tarde ficou sem seguro e por fim surgiu uma lei segundo a qual os veículos anteriores a 1980 e qualquer coisa deixavam de constar nas finanças (não sei explicar bem a referida lei mas pelo que ouvi dizer é mais ou menos isto). Como já não tinha inspecção e seguro e o meu pai só precisava dela para apoio aos trabalhos do campo, deixou andar. Ou seja,agora é como se o veículo não existisse. O objectivo é arranjar-lhe um comprador que lhe dê um futuro, obviamente não o abate mas sim alguem que a queira para estima.

    Estamos a pensar comprar uma outra carrinha mais moderna que nos deia outro tipo de garantias ( poder circular em vias rápidas, mais capacidade de carga perante a lei, etc) e ficaria dispendioso sustentar mais um veículo).

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,

    Não tenho a certeza da obrigatoriedade da presença dessa chapa com identificação (tenho chapas dessas para mandar gravar se precisar, veja a imagem no post Sugestões de Natal de 8 de Dezembro) pois o número do chassi está marcado no mesmo, atrás do depósito do vácuo.

    Sugiro que me envie por email fotos para eu as colocar aqui.

    Obrigado,
    Repense a situação de se desfazer dela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando for a casa vou confirmar qual é a chapa que falta e depois digo algo.

      Também continua em aberto a possibilidade de manter a carrinha e um dia mais tarde, quando houver oportunidade, registá-la novamente, dar-lhe uns retoques e levá-la à inspecção.

      Vou tentar saber mais sobre as implicações e preços desse novo registo.

      Se alguém souber alguma coisa sobre isto agradeço.!

      Obrigado

      Eliminar
    2. Mesmo que optemos por não nos desfazer dela posso enviar uma fotos. Nem que seja só para dar conhecimento da existência de mais uma máquina.
      Já agora, a minha Bedford é uma Tj 610. É a mesma coisa que uma J2? Em que difere?
      Abraço,
      Carlos Silva

      Olá Carlos,

      Apenas na idade e nas "sobrancelhas" em cima dos faróis...de referir ainda que há J2 3100cm3 e 3600cm3 e penso que as TJ610 são todas 3600 mas não tenho a certeza

      Aguardo essas fotos,
      Abraço

      Pois, então é isso. As sobrancelhas da minha são redondas, não as têm elevadas como essas mais antigas. O motor tb é 3600 Cm3.

      Aqui na minha região, todos os empresários ( distribuição de materias de construção, serrações de madeiras, resineiros) aí da década de 60 / 70 começaram os seus negócios com Bedfords, destas e das outras grandes, as J6, creio. Muita fachina de pinho elas transportaram para a Celtejo e para as diversas serrações aqui da zona.

      Obrigado, Abraço

      Carlos

      Eliminar
  6. boas amigos da Bedford j2. Necessito do porta-luvas e do manipulo dos piscas, bem como a bomba de esguicho. podem fazer o favor de me indicar como entro em contacto com que tem e se possivel o preço.
    Obrigado. António

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde António,

    Envie por favor um email: carregando no símbolo de envelope no final da mensagem-em cima deste comentário.

    Obrigado,

    ResponderEliminar